sábado, 6 de dezembro de 2014

O que fazer nas férias - dia 9: Visitar o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

|| ||

     Se a sua cidade é umas das cidades do Brasil que tem o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), vale a pena agendar uma visita para conhecer esse belíssimo lugar com instalações nível Estados Unidos. Esse é o tipo de lugar que não imaginamos que existe no Brasil.
      Mas o que é o INPE e o que eles fazem? Entre outras coisas, o INPE - que tem ligação com a NASA -, rasteia e comanda satélites - inclusive são eles, juntamente com a China, que controlarão o lançamento do satélite Cbers-4, amanhã às 1h da manhã, horário de Brasília -; faz a previsão do tempo e disponibiliza no seu site, onde os jornais de televisão e rádio, como Jornal Nacional, pegam os dados; controlam o índice de raios; contabilizam os focos de queimada; tem o controle de desmatamento em todo o Brasil; fazem observações astronômicas; tudo isso via satélite. Eles possuem base até na Antártica!
     Não sei se consegui explicar bem, mas espero que tenham pelo menos entendido alguma coisa. Para mais informações e para entender melhor, entrem no site deles e divirtam-se! Posso dar uma dica? Entrem na galeria de foto deles e divirtam-se!
     Obs. Todas as descobertas, pesquisas, dados que já conseguiram ao longo de todos esses anos funcionando, eles disponibilizam no site, que fica sempre atualizado!
     Na minha visita ganhei um kitzinho com algumas coisas de lá, como bloco de notas, DVD falando um pouco da instituição, uma pasta, panfletos sobre itens que a INPE estuda, 2 fotos capitadas de satélite, entre outras coisas.


     Esperam que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o INPE, que tenho certeza que vocês nem sabiam da existência desse tipo de instituição! Mas como já disse, vale MUITO a pena conhecer essa instituição.
     Gostaria de agradecer a equipe do INPE que foi muito gentil, simpática e prestativa comigo na minha visita (fui hoje mesmo).
     Ah, antes que eu esqueça de falar, qualquer pessoa pode agendar uma visita ao INPE que acontecem nas terças e quintas-feiras no período da tarde. Para mim foi aberto uma exceção e me atenderam no sábado de manhã.
     Na visita, que dura em média 2h, eles mostram cada parte da instituição, o que cada coisa faz e se você tiver sorte que tive, você verá um satélite reconhecendo alguma coisa - depende do tipo de satélite -, como um foco de queimada, na hora!
     Adorei a experiência, e mais uma vez, obrigada a equipe INPE!

Fonte: inpe.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário