quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Comprar Funko no Aliexpress vale a pena ou não?

|| ||
[ SE   NÃO  QUISER  SABER  DA  MINHA  EXPERIÊNCIA  COMPRANDO,  APENAS  SE VALE  OU  NÃO  A  PENA  COMPRAR,  PULE  PARA  O  PARÁGRAFO  EMBAIXO  DA  ÚLTIMA  FOTO ]


     Há algum tempo fiz um post aqui no blog com a minha Wishlist de bonecos da Funko, comentei no post (e em outras ocasiões) que eu estava louca por bonecos da Funko, que era meu novo vício e enfim, eu não sabia de nenhum lugar ou site que vendia os Funkos que eu queria e entregava para o Brasil, mas aí, milagrosamente, descobri que no Aliexpress vendia. Maldita descoberta.
     Como eu queria muito, estava completamente louca por esses bonequinhos, não pensei 2 vezes antes de comprar os 3 bonecos Funko para mim e 1 para minha irmã. Aproximadamente 30 dias depois, o primeiro Funko, o da minha irmã, chegou. Todos os meus bonecos Funko (eram três) chegaram dentro de 1 mês e meio, por que houve um atraso no Correio, mas chegaram certinho. Agora vem a pergunta: vale a pena comprar Funko no Aliexpress ou não?
     Duas coisas podem acontecer quando você compra Funko pelo Aliexpress: o seu boneco vir inteirinho, certinho, perfeitinho ou ser o da pior qualidade possível, nada a ver com a foto do produto.  Eu passei pelas duas situações. Dois bonequinhos (a da Arlequina e do Coringa, de "Esquadrão Suicida") chegaram perfeitinho, exatamente como na foto, já o Minion, que há muito tempo eu queria, foi um boneco falsificado da pior qualidade, tanto que veio com o pezinho quebrado.

Eu tentei focar nos detalhes, mas como fotografei pelo celular, o foco não funciona muito de perto
     Fiquei muito decepcionada, porque se eu soubesse que o boneco do Minion viria daquele jeito, não teria comprado (óbvio que não!). Como eu tinha comprado os bonecos do Esquadrão Suicida junto com o Minion e ele já tinha sido despachado para o Correio aqui no Brasil, não tinha como cancelar a compra (eu tentei), então tive que ficar com o sentimento, em primeiro de lugar, de burrice, pensando por que diabos eu tinha inventado de comprar os bonecos pelo Aliexpress, porque eu sabia que muito dos produtos que eles vendem não tem qualidade nenhuma, e em segundo lugar, sentimento de raiva por ter sido enganada.


     Depois de alguns dias, recebi e-mail do site do Aliexpress pedindo para eu avaliar o produto, foi aí que eu li a opção que caso o produto não fosse como na foto, eu poderia pedir o reembolso. Fiz todos os passos, "abri uma disputa" no site e pedi o reembolso de 100% do que eu tinha pago. Eu cliquei na opção para enviar o produto de volta para o vendedor, porque 1) Eu não sabia que tinha como não mandar de volta, 2) Eu não sabia que o frete era tão caro, 3) Eu não queria ficar com o produto, já que ele era falsificado; e na hora o site já me enviou o endereço para eu mandar de volta. Fui ao Correio para mandar e acontece que eu teria que pagar 132 REAIS PARA ENVIAR DE VOLTA!!!! Eu tenho bom senso, então óbvio que eu não enviei, até porque eu não tinha pago nem metade disso no boneco.
     Voltei enfurecida pra casa e sabendo que não conseguiria o reembolso, porque uma vez que a disputa é aberta, não tem com cancelar nem alterar nenhuma opção que você escolheu, então não teve como eu mudar para não enviar o produto. Como não enviei, o fornecedor ganhou a disputa e eu fiquei sem o reembolso.

"Disputa fechada" assim que fica depois
     Então para evitar que isso aconteça com vocês, vou dar algumas dicas, segundo a minha experiência, para vocês avaliarem se vale ou não a pena comprar Funko no Aliexpress.

1. Saibam que TODOS os bonecos que eles vendem são falsificados. Por mais bonitinho que seja, não são originais.
2. Apesar de serem falsificados, têm o mesmo preço (em dólares) de bonecos originais.
3. Na foto do produto eles colocam foto do produto original, mas saiba que quando o boneco chegar, será bem diferente da foto.
4. Se você não gostar do produto e quiser abrir uma disputa, você terá que justificar porque quer o reembolso, além de ter que mandar fotos do produto. Na segunda etapa (depois de a equipe do Aliexpress aceitar a sua justificativa), selecione a opção para não mandar o produto de volta, porque assim você não vai pagar cento e poucos reais para enviar o produto de volta e ainda vai ter o reembolso (imagino que não seja integral, porque você está com o produto).
5. Os bonecos levam de 30 à 60 dias para chegar, correndo o risco de demorar mais por problemas no correio.
6. (IMPORTANTÍSSIMO!!!) Outra coisa fundamental na hora de comprar, é saber que é quase certeza que o produto será taxado na alfândega e por isso você terá que ir ao Correio e pagar uma taxa para liberar o produto. Não lembro quantos % é em cima do produto, mas no meu caso, eu paguei 31 reais em um produto que eu tinha comprado por 30 reais, ou seja, paguei mais nos impostos que no próprio produto. Esse quesito é muito importante porque se você tiver o dinheiro certinho para o boneco e não tiver para a taxa, você ficará sem o produto porque o Correio só guarda por 9 dias, se você não pagar dentro desse prazo, eles devolvem o produto.


     Essas são as dicas, com base nisso vocês devem pensar se vale a pena ou não comprar os bonecos. Boa sorte na decisão.


| O perfil que vende o Minion falsificado é o "China Anime figure world".
| O perfil que comprei a Arlequina e o Coringa e chegou tudo certinho foi o "Magic Toys".

Espero que o post tenha sido esclarecedor. Pensem e sigam o coração de vocês, sigam o que vocês acham que é o melhor.

2 comentários:

  1. Ola, os dois primeiros funko são originais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires, então, apesar de serem idênticos, não são :(
      Na foto do produto, os vendedores colocam foto do original então cuidado para não ser enganada, como eu fui.

      Excluir