domingo, 20 de novembro de 2016

Eu digo não ao racismo - 20 de novembro, dia da consciência negra

|| ||

     Hoje é dia 20 de novembro, feriado nacional em comemoração ao "Dia da Consciência negra". Mas você sabe o que é comemorado nesse dia? Por que é feriado?
     No dia 20 de novembro de 1695, Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, morreu lutando pela liberdade do povo quilombola - que ao contrário do que quase todo mundo pensa, não era de população exclusiva negra, haviam índios e pessoas brancas também. As pessoas brancas, geralmente, eram pobres ou prisioneiros de guerras, que haviam fugido ou sofriam preconceito e por isso viviam ali -. 
     Quilombo dos Palmares, o maior e mais famoso quilombo, abrigou cerca de 25 mil pessoas. Na época, era localizado em Pernambuco, mas atualmente esse território é o estado de Alagoas.
     Apesar de Zumbi ser o líder da luta pelo fim da escravidão, a "Lei Áurea", que abolia a escravidão, só foi assinado em 13 de maio de 1888, dois séculos depois, porém as pessoas não respeitaram a lei, só no século XX que a escravidão diminuiu significativamente. Vale lembrar que ainda hoje, no século XXI, há denuncias de trabalho escravo.


     Racismo é uma coisa inaceitável, é crime, se você sofre ou vê alguém praticando atitudes racistas, denuncie! Se as pessoas se calarem diante dessas situações, nunca alcançaremos a tão sonhada igualdade de gênero
     Encerro esse post com uma mensagem que está sendo exibida nas propagandas da Rede Globo e com o link de uma série fotográfica com as principais frases preconceituosas que negros já ouviram. 
"Eu respeito seu cabelo, eu respeito sua cor, eu respeito seu sotaque, então respeite o meu."

Eu sonho com um mundo melhor, um mundo onde todos se aceitam do jeito que são, sem julgamentos, sem preconceitos, mas para isso ser possível, eu tenho que lutar pela igualdade de gênero e não aceitar qualquer atitude racista. É necessário que todos façam a sua parte. Vamos lutar para viver no mundo que queremos viver, um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário