quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Retrospectiva 2016

|| ||
Clicando em cima de cada tópico da retrospectiva terá o link de acesso a uma matéria sobre o assunto abordado no tópico

!! PARA CONSEGUIR ACESSAR OS LINKS DO POST, É NECESSÁRIO QUE CLICAR NO TÍTULO DO POST, FAZENDO COM QUE ESSE POST APAREÇA EM UMA "PÁGINA EXCLUSIVA" E ASSIM SERÁ POSSÍVEL ACESSAR OS LINKS !!


     Provavelmente o maior post que já fiz na vida (e o mais demorado, foram quase 7 dias fazendo). 2016 foi um ano tenso, desgraça atrás de desgraça, tragédia atrás de tragédia, separação atrás de separação, com toda certeza 2016 foi um ano triste e trágico. O fantasma da separação assombrou a vida pessoal dos famosos e nós, telespectadores, ficávamos chocados a cada anuncio de divórcio de casais que achávamos que morreriam juntos.
     No cenário político, só bombas também. 2016 nos mostrou que nenhum político se salva. Até o político mais honesto, na nossa concepção, acabou sendo envolvido em algum escândalo.
     O que nos resta é rezar muito para que 2017 seja melhor.


Janeiro
Fenômeno Ana Paula (BBB)

     "Bial diz que BBB16 foi fenômeno por causa de Ana Paula: "Aquela moça lá"."


Epidemia da Zika

     "Um dos mais respeitados infectologistas do Brasil, o professor e ex-diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e coordenador de Controle de Doenças da Secretaria da Saúde de São Paulo, Marcos Boulos, acredita que o País vive atualmente a maior epidemia já registrada no mundo por zika vírus."


Fevereiro
Leonardo DiCaprio (finalmente) ganha Oscar

     "O momento que todos esperavam finalmente aconteceu. Leonardo DiCaprio venceu seu primeiro Oscar neste domingo (28), por sua atuação como o protagonista de "O regresso".


Crise na Venezuela

     "O país enfrenta uma das piores crises financeiras de sua história: a inflação é uma das mais altas do mundo, a escassez de alimentos chega a 23% e o déficit fiscal parece sem solução, apesar das seguidas desvalorizações do bolívar, a moeda local."


Março
Atentado terrorista em Bruxelas

     "Atentado terroristas deixam dezenas de mortos e feridos no Aeroporto de Zaventem e na estação de metrô Maelbeek em Bruxelas, na Bélgica, na manhã desta terça-feira (22). O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelos ataques."


Abril
Panama Papers

     "Foi divulgada neste domingo uma investigação jornalística mundial sobre a Mossack Fonseca - empresa do Panamá que se dedica à abertura de offshores no exterior - que revela uma ampla listagem de políticos e outras personalidades públicas que mantêm seu dinheiro (de maneira ilegal ou lícita) em paraísos fiscais)."


Lula é nomeado Ministro da Casa Civil

     "O Palácio do Planalto anunciou nesta quarta-feira (16), por meio de nota oficial, a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro da Casa Civil, no lugar de Jaques Wagner, que será deslocado para a chefia de gabinete da presidente Dilma Rousseff."


Gilmar Mendes suspende nomeação de Lula como Ministro da Casa Civil

     "O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu nesta sexta-feira (18) a nomeação para a Casa Civil do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tomou posse nesta quinta (17). A decisão foi proferida em ação apresentada pelo PSDB e pelo PPS."

Esse dia foi "tira casaco", "coloca casaco". Primeiro Lula foi empossado, em seguida, o STF suspendeu a posse dele, e depois a equipe do Lula entrou com um recurso para recorrer a decisão. Foi um momento de grande tensão, porque se o ex-presidente passasse a ser Ministro, adquiriria o "foro privilegiado" e assim não poderia ser preso (lembrando que no mês anterior a Polícia Federal tinha deflagrado uma nova fase da Lava Jato na casa do Lula e ele foi levado para prestar depoimento [condução coercitiva]. Um bafafá se instalou na época e as expectativas de que Lula seria preso eram muito altas). A nomeação do ex-presidente a ministro foi uma tentativa de "salvar a sua pele.

Desabamento de ciclovia no Rio de Janeiro

     "Um trecho de cerca de 20 metros da Tim Maia, na Avenida Niemeyer, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, desabou na manhã desta quinta-feira (21), pouco mais de três meses após sua inauguração."


Maio
Fã invade quarto de hotel de Ana Hickmann

     "Um homem foi morto após ameaçar a apresentadora de televisão Ana Hickmann na tarde deste sábado (21), no hotel em que ela estava hospedada na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O cunhado da apresentadora, Gustavo Correa, irmão do marido Alexandre Correa, é suspeito de matar a tiros o suposto fã durante uma briga. O fã estava armado."


Equipe de 'Aquarius' protesta em Cannes contra impeachment de Dilma

     "A equipe de 'Aquarius', liderada pelo diretor Kleber Mendonça Filho e pela atriz Sônia Braga, protestou nesta terça-feira (17) contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff durante a estreia do filme em Cannes."

Meses depois o filme ficou fora dos indicados a tentar o Oscar. Acredita-se que essa atitude por parte do Ministério da Cultura, já no governo Temer, seria um boicote ao filme por causa do protesto.

Junho
Ataque a boate gay em Orlando

     "Autoridades de Orlando, nos EUA, afirmaram neste domingo (12) que 50 pessoas morreram e outras 53 ficaram feridas no ataque a uma boate voltada ao público LGBT."


Reino Unido aprova a Brexit

      "Por 1,2 milhão de votos de diferença, o Reino Unido votou por sair da União Europeia. Os resultados oficiais, divulgados às 7 horas da manhã, horário de Londres (3 da manhã, horário de Brasília), mostram que 51,9% dos eleitores britânicos que foram às urnas nesta quinta-feira (23) defendem que o país deixe a União Europeia, no processo apelidado de Brexit."


Garota sofre estupro coletivo no Rio de Janeiro

     "A jovem de 16 anos que foi violentado por, pelo menos, 30 homens, em uma comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro, deu detalhes sobre as agressões que sofreu em depoimento à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI)."


Ataque terrorista ao aeroporto de Istambul

     "O terror voltou a atacar um aeroporto estratégico para o mundo, desta vez o de Istambul, a maior cidade da Turquia. Até o momento, as autoridades confirmaram 36 mortos e mais de cem feridos."


Julho 
Atentado a Nice

     "Um caminhão atropelou diversas pessoas que estavam assistindo à queima de fogos em comemoração ao 14 de Julho, Dia da Queda da Bastilha, em Nice, no sul da França, matando dezenas. O presidente François Hollande anunciou que irá estender por mais três meses o estado de emergência no país, além de reforçar suas operações na Síria e no Iraque."


Taylor Swift é "exposta" por Kim Kardashian

     "Um novo e revelador capítulo da velha rixa entre Kanye West e Taylor Swift entrou em cena na madrugada deste segunda-feira. A socialite Kim Kardashian, mulher do rapper, divulgou no Snapchat uma gravação de uma ligação em que Taylor teria dado permissão a Kanye para que ele a citasse na polêmica "Famous", faixa de seu mais recente álbum, "The life of Pablo" - a música ganhou um clipe que deu o que falar por mostrar bonecos de cera de celebridades nus em uma cama, incluindo ele próprio, Kim e Taylor."

Meses depois, em outubro, a versão original de "Famous" foi divulgada na web, provando que Kanye West havia enganado Taylor Swift e tinha mudado a letra da música, confirmando a versão de Taylor. Na música original, Kanye citava Amber Rose, sua ex-namorada.

Biel assedia jornalista

     "O cantor Biel foi denunciado por assédio sexual a uma repórter do site de notícias iG durante uma entrevista para divulgar o lançamento de seu novo álbum."

Apesar do assédio ter acontecido em junho, a notícia só teve grande repercussão em Julho.

Caso Marina Joyce #SaveMarinaJoyce

     "Caso acompanhe de alguma forma os assuntos mais populares da internet, já deve ter ouvido falar em Marina Joyce, uma blogger fashion britânica. Ela faz vídeos voltados para o público jovem, falando sobre maquiagem, vestidos e relações, mas ultimamente muitas coisas parecem não estar se encaixando no jeito dela."


Agosto
Pokémon GO chega ao Brasil

     "Aguardado pelos fãs brasileiros, o jogo "Pokémon GO" já chegou ao Brasil. Na tarde desta quarta-feira, os mapas começaram a ser povoados com ginásios, pokéstops (pontos onde itens úteis ao jogo podem ser coletados) e as famosas criaturinhas. No início da noite, o jogo chegou às lojas oficiais da Apple e Google."


Olimpíada Rio 2016

     Todas as notícias feitas pelo site G1 sobre a Olimpíada Rio 2016 estão disponíveis no link do título (ou clicando aqui).


Nadadores americanos dizem ter sido assaltados no Rio

     "O nadador Ryan Lochte foi assaltado por homens armados, na madrugada de domingo (14), quando saía de uma festa, para a qual ele tinha sido convidado pelo brasileiro Thiago Pereira, na Hípica, na Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele e outros três atletas americanos pegaram um táxi que foi abordado por homens armados que se identificaram como policiais, de acordo com o Comitê Olímpico Americano."


William Bonner e Fátima Bernardes anunciam divórcio

     "William Bonner e Fátima Bernardes anunciaram nesta segunda-feira, 29, que estão se separando. Os jornalistas, que ficaram juntos por 26 anos, publicaram a mesma mensagem no Twitter na noite desta segunda como forma de comunicado sobre o fim do casamento."


Impeachment de Dilma Rousseff

     "O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (31), por 61 votos favoráveis e 20 contrários, o impeachment de Dilma Rousseff. A presidente afastada foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal - as chamadas "pedaladas fiscais" no Plano Safra e os decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional, mas não foi punida com a inabilitação para funções públicas."


Setembro
Paralimpíada Rio 2016

     Todas as notícias feitas pelo site G1 sobre a Olimpíada Rio 2016 estão disponíveis no link do título (ou clicando aqui).


Morte de Domingos Montagner

     "Depois de horas desaparecido, o corpo do ator Domingos Montagner foi encontrado no Rio São Francisco. Ele estava no local para gravações da reta final de Velho Chico e foi tomar banho de rio após o almoço, acompanhado por Camila Pitanga, colega de cena na trama. Domingos demorou a retomar à superfície e a atriz acionou o socorro."


Angelina Jolie e Brad Pitt anunciam divórcio

     "Parece que 2016 é mesmo o ano do fim dos relacionamentos. De acordo com o site 'TMZ', os novos divorciados da vez são o casal sensação de Hollywood Brad Pitt e Angelina Jolie. A informação foi confirmada pelo advogado da atriz, Robert Offer, em comunicado enviado à agência de notícias "Reuters".


Outubro
Furacão Matthew

     "Furacão provocou morte e destruição no Haiti e nos Estados Unidos."


Galaxy Note 7 explodindo

     "A Samsung suspendeu a fabricação do telefone Galaxy Note 7, informou nesta segunda-feira (1) a agência sul-coreana de notícias Yonhap, citando como fonte uma fornecedora da empresa. A iniciativa ocorre após um recall de 2,5 milhões de aparelhos no mundo todo por conta do risco de explosão da bateria."


Invasão dos palhaços assustadores nos EUA

     "A moda de pessoas vestindo máscaras aterradoras de palhaços tem se estendido por diversas cidades dos EUA e agora dá trabalho às polícias britânica e canadense. O que começou como uma simples travessura para dar sustos em pessoas parece estar se tornando algo mais perigoso."


Eduardo Cunha é preso

     "O ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi preso nesta quarta-feira (19), em Brasília. A prisão dele é preventiva, ou seja, por tempo indeterminado. A decisão foi do juiz Sérgio Moro no processo em que Cunha é acusado de receber propina de contrato de exploração do Petróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro."


Novembro 
ENEM adiado

     "O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (4) a lista atualizada dos locais de prova afetados pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino (Enem). A nova lista tem a inclusão de 53 escolas, enquanto outras 10 que constavam na primeira lista foram retiradas. Agora, 240,3 mil participantes que tinham previsão de fazer as provas em 364 escolas ocupadas terão que fazer o teste em 3 e 4 de dezembro."


Donald Trump é eleito presidente dos EUA

     "Donald Trump será o 45º presidente dos Estados Unidos. Contrariando pesquisas e previsões, ele derrotou Hillary Clinton e teve sua vitória projetada pela agência Associated Press (AP) às 5h32min (hora de Brasília) desta quarta-feira (9).


Ex-ministro da Cultura, Calero acusa Geddel de pressiona-lo para liberar obra para favorecer interesses pessoais

     "Calero diz, em entrevista à Folha, que o articulador político do governo Temer o procurou pelo menos cinco vezes - por telefone e pessoalmente - para que o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão subordinado à Cultura, aprovasse o projeto imobiliário La Vue Ladeira da Barra, nos arredores de uma área tombada em Salvador, base de Geddel."


Queda do avião da Chapecoense

     "Um avião que levava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, caiu na madrugada desta terça-feira (29) a poucos quilômetros da cidade colombiana."


Dezembro
PEC Teto de gastos é aprovada

     "Em uma sessão tumultuada, o Senado aprovou nesta terça-feira (13), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos."


Atentado em Berlim

     "As sirenes de ambulâncias foram ouvidas na segunda-feira à noite, no coração de Berlim Ocidental, confirmando que o terror voltou para a Europa. Um caminhão irrompeu em um mercado de Natal deixando pelo menos 12 mortos, de acordo com a polícia alemã, e cerca de 48 feridos, alguns graves, no que parece ser um ataque terrorista."


E esse foi o ano de 2016 resumidamente. Que 2017 seja um bom ano à todos, porque 2016 foi um ano difícil. QUE VENHA 2017!

Nenhum comentário:

Postar um comentário