sexta-feira, 19 de maio de 2017

Quanto custa morar sozinho

|| ||
Créditos: WeHeartIt
     Toda vez que eu falo que moro sozinha, a primeira reação das pessoas é surpresa, por eu ser muito nova, e a segunda reação é curiosidade. As pessoas ficam loucas para saber quanto eu gasto morando sozinha, juro que não sei porque. Fora essas pessoas, que geralmente são adultos, muitos amigos e conhecidos têm me procurado para conversar para saber quanto gasto morando sozinha, por terem vontade de morar sozinhos, mas não terem noção de quanto vão gastar e, assim, não sabem se têm condições de se manter.
     Eu não sei porque, mas as pessoas fazem muito mistério quando o assunto é dinheiro, na minha opinião, sem necessidade, e pensando nisso, decidi fazer esse post. Afinal de contas, quantos custa morar sozinho?
     Para a explicação ficar mais didática, montei uma tabelinha com todos os gatos que você vai ter morando sozinho.


aluguel


condomínio (ver o que está incluso) 


água (se não estiver incluso no aluguel)


gás (se não estiver incluso no aluguel)


energia


internet 


transporte


alimentação


mercado


lazer



TOTAL


     Agora que vocês já viram a tabelinha, vou fazer uma nova tabela preenchendo com os valores que EU gasto por mês, só para vocês terem uma noção maior.

aluguel
              R$ 2.300

condomínio 
              R$ 600

água
              x x x x x
no meu caso, está incluso no valor do condomínio 
gás
              R$ 30 - 35

energia
              R$ 35 - 40

internet + tv a cabo
              R$ 169

transporte              
              x x x x x
não gasto com transporte, porque vou a pé para a faculdade
alimentação
              R$ 260
cálculo feito nessa base: 13 reais por dia, 5 dias da semana. 13 x 5 = 65  ->   65 x 4 = 260
mercado
              R$ 300

lazer
              x x x x x 
o valor varia muito, porque depende de que atividade eu faço e quantas vezes no mês 

TOTAL
 3694,00 / mês

**Cálculo feito com os menores valores de gás e de energia.

     Além desses valores, acrescente o valor do seguro incêndio e seguro do apartamento, que são obrigatórios para alugar um apartamento.
     Algumas outras despesas eu não coloquei na tabelinha porque varia de cada caso, como, por exemplo, diarista, esportes, combustível de carro, prestação de móveis, prestação de carro e eventuais despesas.
     OK, o preço pode ter te assustado um pouco, mas calma, preciso esclarecer algumas coisas. Eu moro em um bairro nobre, então tudo aqui é muito mais caro. Se você morar em um bairro mais afastado ou não tão chique, garanto que com mil reais você consegue alugar um apartamento com 2 quartos, tudo depende do bairro que você vai morar. 
     Outra coisa, eu moro na rua da minha faculdade, então não uso transporte, mas as vezes compensa mais morar em um bairro mais distante, com o aluguel mais barato, e pegar transporte público, que morar perto da faculdade, porque com dinheiro que você gastaria só com o aluguel aqui, dá para pagar o aluguel e o transporte no outro bairro e, ainda sim, ficar mais barato. Então pesquise, faça as contas e veja o que vale mais a pena.
     Ah, tem uma coisa que pode baixar em uns 200 reais o custo total: a alimentação. Eu não cozinho, só como fora, então, querendo ou não, isso aumenta as despesas de casa. Se você comprar a comida no mercado e cozinhar em casa, o custo cai bastante.
     Basicamente, é isso. Morar sozinho é bom, mas é necessário pensar em muitas coisas antes de dar esse passo.

     Para saber mais coisas sobre como é morar sozinho, clique aqui (ou copie o link: http://susansmof.blogspot.com.br/2017/03/diariodafaculdade-como-e-morar-sozinho.html).
     Para saber como funciona passo-a-passo para alugar um apartamento, clique aqui (ou copie o link: http://susansmof.blogspot.com.br/2017/02/diariodafaculdade-morando-em-um-hotel.html).
     Para saber, mais ou menos, quanto custa mobiliar um apartamento, clique aqui (ou copie o link: http://susansmof.blogspot.com.br/2017/02/diariodafaculdade-itens-de-decoracao.html).
     Para saber como é visitar seus pais depois de um tempo morando longe, clique aqui (ou copie o link: http://susansmof.blogspot.com.br/2017/04/diariodafaculdade-sensacao-de-voltar.html).

Espero tê-los ajudado com esse post. Qualquer dúvida que ainda restar, deixem nos comentários que responderei com maior prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário