sábado, 15 de julho de 2017

Mato Grosso: pontos turísticos, onde ir, o que levar

|| ||

A pedido da Secretaria de Turismo de Cuiabá, preparei esse post cheio de informações turísticas sobre várias cidades do estado do Mato Grosso, incluindo a capital Cuiabá, que foi uma das cidades sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Todas as informações contidas nesse post foram retiradas do super kit de turismo, que eu ganhei do pessoal da Secretaria de Turismo de Cuiabá para divulgar esse belíssimo estado, que é meu estado de nascença.


     Centro Geodésico da América do Sul, Cuiabá abriga uma rica cultura, que reflete em todos os campos, passando por sua culinária única, alcançando tradições religiosas e regionais.
     Cuiabá é uma cidade que valoriza seus aspectos territoriais, fazendo de seus costumes locais seu grande atrativo para todos os turistas que anseiam conhecer algo que fuja do comum, do óbvio.
     Capital de contrastes, ela se moderniza a cada dia, mantendo intactas suas tradições folclóricas. Templos religiosos traduzem a fé de um povo que une suas crenças a sua irreverência cultural, por meio do Siriri e Cururu.
     Formada por um povo caloroso e bem receptivo, a capital mato-grossense oferece uma experiência renovada a todos que por aqui passam, trazendo grandes memórias em seus pratos tradicionais e suas festas religiosas, que atraem pessoas de todas as partes do país ao longo do ano.


PONTOS TURÍSTICOS - detalhes do mapa

1) Arena Pantanal
2) Shopping Goiabeiras
3) Assembleia legislativa
4) Shopping Pantanal
5) Arena Cultural Cuiabá
6) Palácio Alencastro
7) Academia Mato-Grossense de Letras
8) Prefeitura municipal
9) Centro de apoio ao turista
10) Pronto-socorro
11) Estádio Dutrinha
12) Casa do artesão
13) Mercado municipal do Porto
14) Shopping 3 Américas
15) Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)


     Como parte de seu roteiro turístico, Cuiabá é rodeada por belezas naturais que ultrapassam suas fronteiras locais, como Chapada dos Guimarães e o Pantanal, além de seu patrimônio histórico importantíssimo.
     O agronegócio é sua grande fonte de renda, que tem contribuído significativamente para o crescimento do turismo, tanto em Cuiabá como nas regiões que a abraçam.
     Cuiabá também cresce em outro aspecto, que tem ganhado corpo na capital. A emergente demanda no turismo de negócios, no ecoturismo e eventos em geral estimula investimentos na nossa região, que hoje passa por uma expansão e modernização de sua rede hoteleira. 
     Atualmente, a capital comporta mais de 10 mil hóspedes e possui capacidade ainda mais elevada para abrigar eventos. E a preocupação em tornar a cidade em uma terra que abrange todos os nichos se justifica pelo fato de Cuiabá ser a porta de entrada dos visitantes para outros atrativos do nosso estado, como esportes radicais e trilhas ecológicas.



DICAS
- O fuso horário de Cuiabá registra uma hora a menos em relação ao de Brasília (DF).
- De clima Tropical, são comuns as temperaturas altas, acima dos 30ºC, que pedem roupas leves e claras, tênis, sandálias, bonés e protetor solar.
- Repelentes são necessários nos passeios pelo Pantanal e áreas rurais.
- Quem vem à cidade nos meses de Julho à Agosto deve trazer roupa de frio na bagagem para os raros dias frios que surpreendem até os cuiabanos.


| ONDE IR

POLO  CERRADO

     Você vai contemplar a natureza em um dos biomas mais importantes do Brasil, berço das águas onde beleza e misticismo se misturam entre árvores de formações retorcidas, cachoeiras deslumbrantes, montanhas desafiadoras, além de uma fauna e flora de beleza sem igual. O cerrado mato-grossense conta com inúmeros sítios arqueológicos, rios de corredeiras e muitas opções para você se aventurar.


Nobres
A cidade está localizada a 140km da capital Cuiabá e tem fácil acesso pela BR 163. A região é rica em belezas naturais como a Serra do Tombador, onde se escondem verdadeiras maravilhas esculpidas pela natureza. O local oferece aos turistas mais de 30 cavernas e lagos com águas cristalinas, perfeitos para mergulho e para a prática de flutuação. Locais que preservam uma natureza primitiva, proporcionando aos visitantes vistas fantásticas.

Prefeitura de Nobres  +55 (65) 3376-1809                               www.nobres.mt.gov.br



Jaciara
Ideal para quem gosta de viver fortes emoções, Jaciara é um verdadeiro paraíso para os amantes de esportes de aventura. Nos meses de julho e agosto, o município recebe competidores de todo o Brasil para a famosa temporada de esportes radicais, com competições de rafting, canoagem e rapel. A fusão de cachoeiras, sítios arqueológicos, complexos termais, cânions e vales, fazem da região um verdadeiro polo nacional de turismo de aventura. O município está localizado na calha do rio São Lourenço, a 143km da capital.

Prefeitura de Jaciara  +55 (65) 3641-7900                               www.jaciara.mt.gov.br



Chapada  Dos Guimarães 
Palco de uma paisagem fantástica, o parque reserva atrativos para todos os turistas. Fósseis marinhos encontrados por arqueólogos comprovam que há milhões de anos toda a região era coberta pelo oceano. Para proteger esse importante patrimônio natural foi criado em 1989 o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que fica localizado a 40km de Cuiabá. Cachoeiras, grutas, cavernas, morros e mirantes naturais proporcionam vistas incríveis em meio a cânions de arenito com até 350m de altura. Tendo como cartão postal a Cachoeira Véu de Noiva, com 85m de queda, Chapada dos Guimarães é um dos destinos certos para quem busca renovar suas energias.

Prefeitura de Chapada dos Guimarães  +55 (65) 3301-1570                   www.chapadadosguimaraes.mt.gov.br


POLO  PANTANAL

     O Pantanal, reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade é uma das maiores planícies alagáveis do planeta. No Pantanal, o turista tem acesso a uma variada vida selvagem. Ao todo são 650 espécies de aves, mais de 260 de peixes e 80 de mamíferos, como a onça pintada. Toda essa beleza natural é traduzida em constante movimento de formas, cores e sons, que fazem da fauna e flora do Pantanal um dos mais belos espetáculos da terra. Localiza-se aí, também, o Parque Nacional do Pantanal.


Poconé (Pantanal)
Localizado a 100km de Cuiabá, Poconé, cidade centenária, é a porta de entrada para o Pantanal. Pela estrada Parque Transpantaneira, o turista pode apreciar toda a vida selvagem da região e ter acesso a inúmeras pousadas e hotéis que oferecem passeios de barcos, cavalgadas e pescarias esportivas. Por ser inundada entre os meses de novembro a maio, a planícies se torna um local perfeito para a vida dos peixes. 


Já na época da seca, que ocorre entre os meses de junho e outubro, a região vive a beleza do ciclo da natureza atraindo milhares de aves e jacarés em busca de alimentos, o que torna o Pantanal uma área propícia para observação de muitas espécies de animais silvestres e pássaros.

Prefeitura de Poconé  +55 (65) 3345-1357                              www.pmpocone.com.br



Cáceres
Banhada pelo rio Paraguai, a cidade que também é tombada pelo patrimônio histórico, está localizada a 220km de Cuiabá e possui uma grande vocação para o turismo de pesca, tornando-se referência no mundo inteiro. Anualmente é realizado em Cáceres, durante o mês de maio, o Festival Internacional de Pesca, registrado no Guinness Book como o maior torneio de pesca embarcada em água doce do mundo, que atrai cerca de 100 mil pessoas para o município. Além disso, o turista encontra diversas fazendas históricas com arquitetura colonial e um belo cenário natural formado por cavernas, cachoeiras, reservas ecológicas e as praias fluviais que surgem no período da seca.

Prefeitura de Cáceres  +55 (65) 3223-1500                               www.caceres.mt.gov.br


POLO  AMAZÔNIA

     O norte do Mato Grosso é coberto pela exuberante Floresta Amazônica, com árvores que chegam a mais de 50m de altura. Berço da diversidade que encanta turistas e cientistas do mundo inteiro, a região possui uma das maiores concentrações de matéria viva por m2 do planeta. Calcula-se que dentro da floresta vivem mais de 20% de todas as espécies existentes do mundo, sendo 20 mil vegetais, 1,4 mil peixes, 300 mamíferos e 1,3 mil pássaros, proporcionando aos turistas uma experiência incrível. Para se ter ideia, existem mais espécies vegetais num hectare de Floresta Amazônica do que em todo o território europeu. 1/3 da Amazônia brasileira está em solo mato-grossense. Grandes rios cortam a região que ainda conta com imensas áreas de preservação ambiental como os Parques do Cristalino e do Xingu.



Alta Floresta
Considerado como um dos melhores pontos no país para prática da pesca esportiva e a observação de pássaros, Alta Floresta está localizada a 821km de Cuiabá e possui aeroporto com voos diários para diversas cidades. Os hotéis, instalados na selva ou na cidade, proporcionam a todos uma vista deslumbrante com torres e observatórios para apreciação das mais de 500 espécies de aves e as 2 mil espécies de borboletas existentes na região. Além disso, o Parque Estadual do Cristalino reune rios repletos de peixes como o tucunaré, piranha, dourado, jaú, matrinxã e pacu. Os banhos nos rios, passeios pelas trilhas e barcos reservam ainda boas surpresas onde podem ser apreciadas algumas espécies de macacos, antas, jacutingas, capivaras, cutias e plantas exóticas em um dos mais visitados orquidários da região, que abriga mais de 5 mil exemplares de orquídeas e cactos espalhados por uma áreas de 20 mil m2.

Prefeitura de Alta Floresta  +55 (65)3903-1000                               www.altafloresta.mt.gov.br


POLO  ARAGUAIA

     É natureza, encanto e mistério o ano todo, onde a contemplação da vida acontece, atraindo pessoas de todo o Brasil interessadas em se divertir com a pesca esportiva. A região conta com belas porções de areias finas e brancas e águas transparentes, que formam o mais paradisíaco vale de praias fluviais do mundo. Durante os meses de julho e agosto, acontece "Araguaia em férias", que reune milhares de pessoas no famoso festival de etnias indígenas, além de grutas, cachoeiras, e a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal. A região é cercada por lendas, misticismos e mistérios que atraem pesquisadores, esotéricos e ufólogos do mundo inteiro.



Barra dos Garças
Barra dos Garças está localizado a 504km de Cuiabá no sopé da Serra Azul, braço da Serra do Roncador. O município tem no turismo uma das suas principais atividades, oferecendo aos visitantes parques aquáticos, balneários de águas termais e 14 belíssimas cachoeiras. Além disso, o município é cercado de misticismo e abriga um "discoporto", exclusivo para objetos voadores não identificados. Reza a lenda que sob a Serra do Roncador está a civilização perdida de Atlântida, que ainda atrai expedições do mundo inteiro.

Prefeitura de Barra dos Garças  +55 (65) 3692-6204                              www.barradosgarcas.com



Capital do Agronegócio, Cerrado e do Pantanal, meu estado é rico em belezas naturais. Salve salve Mato Grosso e sua beleza. Se tiverem oportunidade, conheçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário